Asunto:[GAP] BRASIL: TERRA DO ABRAÇO
Fecha:Miercoles, 17 de Marzo, 2004  19:43:27 (-0600)
Autor:Ricardo Ocampo <redanahuak @...............mx>

----------
From: Cecilia Acosta <acecilia@...>
Date: Wed, 17 Mar 2004 14:07:07 -0300
To: redluzbrasil@...
Subject: [redluzbrasil] BRASIL: TERRA DO ABRAÇO

http://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-64.htm
BRASIL: TERRA DO ABRAÇO
A violência impera no Mundo, e infelizmente está invadindo o Brasil, esta
terra com gente maravilhosa, carinhosa e acolhedora. O Brasil é uma cultura
de Paz, pois a sua gente tem uma índole pacífica. É um dos raros paises do
Mundo que praticamente não fez guerra em quinhentos anos; a do Paraguay não
foi o Brasil que a começou. E nas duas guerras mundiais participou mais no
fim, para ficar do lado dos aliados.

Moro no Brasil há mais de cinqüenta anos e uma das causas que me retiveram
foi o abraço brasileiro. Só no Brasil que existe um gesto habitual tão
carinhoso. Eu costumo dizer que entre as possíveis exportações brasileiras
figura o abraço. O Brasil tem muitos abraços para exportar. Eu quero dizer
com isto que o Brasil pode dar ao mundo um exemplo de como se pode viver em
harmonia, com ternura e compreensão recíproca. Por exemplo, enquanto
muçulmanos e judeus estão a se massacrarem reciprocamente, no Brasil
convivem numa boa, cultivando amizade irrestrita.

Interessado na linguagem do corpo descobri aos poucos que havia vários tipos
de abraços sobre usuais não escrevi nada no meu livro "O Corpo Fala", porque
naquela época desconhecia o assunto.

Primeiro a origem do abraço. Parece que o abraço nasceu da desconfiança
entre os garimpeiros: para verificar se estavam armados, passavam
^reciprocamente as mãos atraz das costas; se não tinha nem faca nem
revolver, podiam entrar em relação mais amistosa... Devo reconhecer que não
gostei da história, nem acreditei muito nela. Mas quem sabe?

Há uma variedade de abraços. O abraço mais freqüente é o abraço caloroso,
que se dá depois de uma longa ausência, uma forma de expressar e matar a
saudade. Amigos que se encontram por acaso podem também expressar a sua
surpresa.

Num outro extremo se situe o abraço superficial; consiste em dar umas
tapinhas nas costas, acompanhado numa exclamação morna: "Você está bom?".
Este abraço apareceu mais recentemente, à medida que os costumes se
globalizam e que o Brasil perde as suas característica culturais próprias.
Há também o medo de ser considerado como homossexual, o qual surgiu com o
aparecimento dos estudos sobre a sexualidade. Muitos são os homens que ao se
despedirem, nem abraço mais se dão; apenas declaram com uma voz um tanto
formal: "Tchau! Um abraço! Até a próxima!".

Interessante é observar os abraços entre homens e mulheres. Há em primeiro
lugar o abraço afetuoso e amigo, dos que se conhecem há muito tempo; o seu
espírito é muito diferente do abraço dos que constituem um par, amantes ou
casados. Nos que não são nem amigos íntimos nem amantes, existe um abraço
intermediário que eu chamaria de abraço cauteloso, pois ele consiste em
mostrar afeto mas sem que o outro possa suspeitar alguma segunda intenção
sensual...

Bem, o que eu queria mostrar, é que o Brasil valores muito até hoje, o afeto
e sua expressão corporal nas relações humanas.

Se todo mundo se abraçasse, as guerras e a violência seriam impossíveis!
Precisamos exportar o abraço brasileiro, antes que ele morra!
Pierre Weil

Yahoo! Groups Links
To visit your group on the web, go to:

                        HOTELES